segunda-feira, 29 de agosto de 2011

CUT - 28 ANOS DE HISTÓRIAS E CONQUISTAS

A CUT, nos seus 28 anos de existência, com uma trajetória de luta e combatividade, em defesa dos interesses e aspirações da classe trabalhadora, reafirma os princípios e bandeiras que lhe deram origem. Nesse cenário de reorganização do movimento sindical e de retomada do crescimento econômico, os desafios se modificam, tornam-se mais complexos e se multiplicam. Portanto, cada vez mais imprescindível a atualização da nossa estratégia, para nossa militância disputar o projeto de desenvolvimento para o Brasil

É inegável que a fundação da CUT foi fruto da luta incessante da sociedade contra o modelo ditatorial que perdurou no Brasil durante duas décadas. A sociedade não suportava mais o regime extremamente repressivo e autoritário. O movimento contestador ganhava força e mais adeptos a cada dia. O objetivo era redemocratizar o país, que teve direitos constitucionais suprimidos, via os AI's (Atos Institucionais). Era um movimento popular que unia esforços com a finalidade de construir um novo Brasil. Nesse verdadeiro turbilhão de transformações político-culturais do país, surgiu o "Novo Sindicalismo", um movimento contrário ao sindicalismo oficial e corporativo, que deu origem à CUT, resultado de anos de luta dos trabalhadores do campo e da cidade por uma entidade única que os representasse

No dia 28 de agosto de 1983 (há exatos 28 anos), cerca de cinco mil homens e mulheres, vindos de várias regiões do país, lotavam o galpão da extinta Companhia Cinematográfica Vera Cruz, durante o 1º Congresso Nacional da Classe Trabalhadora [CONCLAT]. O resultado todos os cutistas já sabem: a fundação da Central Única dos Trabalhadores, a CUT. O projeto foi criar uma entidade de representação máxima da classe, regida por princípios de liberdade e autonomia sindical, com o compromisso e a clareza de que os trabalhadores têm o direito de decidir sobre suas formas de organização, filiação e sustentação financeira, com total independência frente ao Estado, governo, patronato, partidos e agrupamentos políticos, credos e instituições religiosas e quaisquer organismos de caráter programático.

Por toda essa história, a CUT hoje é a quinta maior Central Sindical do mundo e a maior da América Latina. Assim, com a firme determinação para manter sempre acesa a chama do fortalecimento da democracia, da valorização do trabalho, da ampliação de direitos da classe trabalhadora, com toda a sua diversidade: gênero, raça/etnia, opção sexual, pessoas com deficiência; da democratização das relações sociais e das relações de trabalho, por uma organização sindical livre e autônoma, no rumo de uma sociedade socialista. E temos muita coisa ainda pra fazer.

Sérgio Goiana - presidente da CUT-PE     

DILMA ROUSSEF VISITA PERNAMBUCO

A presidenta Dilma desembarca nesta terça-feira em Pernambuco. No estado, irá cumprir agenda em municípios do Agreste e no Recife com o governador Eduardo Campos. Em Cupira, às 11h, a petista irá assinar a ordem de serviço para construção das barragens Panelas II e Gatos, que fazem parte do programa estadual de contenção de enchentes. A obra vai beneficiar os moradores das cidades da Zona da Mata Sul que, no ano passado, foram duramente castigadas pelas chuvas. Ainda na cidade, Dilma assina convênio para construção de unidades habitacionais. O investimento será de R$300 milhões e será financiado pela Caixa Econômica Federal. Já em Garanhuns, às 15h, a presidenta irá participar da aula inaugural do curso de Medicina da Universidade de Pernambuco (UPE). Antes, às 13h, no Hotel Tavares Correia, Dilma almoça com lideranças da região, como o prefeito, deputados federais e estaduais e demais integrantes da comitiva.
Fonte: Diário de Pernambuco

sábado, 27 de agosto de 2011

GRUPO DA CNB LANÇA MANIFESTO DE FORTALECIMENTO DO PROJETO ESTRATÉGICO DO PT

A deputada Teresa Leitão e o ex-presidente estadual da sigla, Jorge Perez, abriram dissidência na Construindo um Novo Brasil, comandada pelo senador Humberto Costa. Os dois oficializaram o afastamento por discordar dos rumos da CNB no estado e receberam o apoio de mais de 100 petistas, espalhados entre a capital e o interior. Para eles, o PT está se afastando dos movimentos sociais e virando um partido de caciques.

A dissidência foi consolidada por meio do lançamento do manifesto Fortalecer o projeto estratégico do PT, ontem, dia 26/08, às 19 horas, no CENTRO SOCIAL DA SOLEDADE - Boa Vista. O documento traz a assinatura de 113 petistas e questiona pontos como política de alianças baseada no “adesismo”, falta de diálogo interno, ausência de estratégia eleitoral e personificação da legenda. “Quero fazer uma pergunta a vocês, jornalistas: quando vocês escrevem sobre o PT, vocês não dizem ‘o PT de Humberto e o PT de João Paulo?’ Pois bem, nós queremos que o PT seja de todos”, declarou Teresa.

Segundo Jorge Perez e Teresa Leitão, não houve um motivo específico para o afastamento. Ambos contam que vêm sentindo desconforto há mais de um ano, quando começaram a externar posições em conversas reservadas e nunca foram ouvidos. “Levantei muitos debates que morreram”, protestou.

Perez exemplicou as repreensões que recebeu por críticas que fez ao PSB via Twitter, uma das redes sociais da internet. Para ele, há posições que o PT precisa externar para deixar seu projeto político claro. “O problema não é relação com o governador Eduardo Campos (PSB). Agora, nós fazemos parte de uma coalizão e o PT, nesta coalizão, não está se manifestando com clareza”. “Até o roteiro do PT no estado está parecido com o de outros partidos, como a Agenda 40 do PSB”, acrescentou a deputada.

Teresa Leitão, por sua vez, disse que não é possível o partido continuar impondo alianças sem discussão. Ela citou os exemplos de Olinda, Paulista, Camaragibe, Jaboatão e Moreno, lugares onde o partido tem potencial de crescimento. “Não diria assim: que o partido tem coronel. Mas deixou a prática coletiva, estamos fulanizando o PT”, alfinetou. A deputada completou que “não há um movimento contra o senador”, mas ressaltou que, antes do afastamento, conversou com ele e não recebeu respaldo. “Não encontramos espaço e perdemos a disputa interna”, disse Tereza.

O senador Humberto Costa preferiu não falar sobre o assunto. Quem defendeu a CNB foi o secretário de Saúde municipal, Gustavo Couto. Em linhas gerais, ele disse achar “estranho” o argumento utilizado pelos dissidentes, até porque Jorge Perez era presidente estadual do PT há uns seis meses. Couto frisou, no entanto, que a tendência majoritária irá respeitar a decisão tomada pelos correligionários.

Humberto negou, através de nota, ter descartado a possibilidade de João Paulo concorrer à Prefeitura do Recife, como se ventilou. Ele assegurou que não teve nenhum contato com a direção do PT nacional para discutir as eleições municipais.

Pontos do manifesto apresentado ontem:
Contra o rolo-compressor

“Aliança política se faz com programa, com transparência e sem adesismo (….)”

Apoio a Dilma


O projeto político do PT vive uma nova fase com a eleição de Dilma. Após oito anos do bem-sucedido governo Lula, é hora de aprofundar as mudanças.

Militância na prática

É preciso manter o partido organizado, estreitar a relação com os movimentos sociais, mobilizar os seus mandatários, militantes e dirigentes para numa ação articulada, garantir o apoio e à sustentabilidade política à presidente Dilma.

Abaixo o caciquismo

O projeto estratégico a ser implementando precisa favorecer o diálogo e o fortalecimento do partido, bem como superar métodos individualistas hoje cultuados dentro da tendência majoritária (a CNB).

Esta matéria foi publicada hoje no jornal o Diário de Pernambuco, com o título: PT amarga novo racha na legenda. As manchetes tentam ser fortes e polêmicas para atrair o interesse dos leitores, é compreensível. Pela lógica, quanto mais se divide, menores ficam as partes e menos forças se tem. Por outro lado, quanto mais se une, mais se fortalece.
Entretanto, pelo que se apresenta, este é um manifesto que procura resgatar a essência do partido, buscando o fortalecimento da sua identidade, razão pela qual adotamos uma manchete diferente para a matéria.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

REUNIÃO ORDINÁRIA

Diretório Municipal
Vitória de Santo Antão PE
Vitória, 26 de agosto de 2011.
CONVOCATÓRIA CIRCULAR
Prezado (a) Companheiro (a),
Cumprimentando a todos (as), através deste lembramos, que a reunião do PT Municipal, será no dia 27 (neste sábado) no SINDSEP/PE - as 16 horas - Local: Avenida Mariana Amália (em cima da Farmácia Vitória). Lembramos também que os membros do CEM e DM, devem participar das atividades partidárias bem como das reuniões ordinárias para melhor funcionamento do partido.
Pauta:
Informes;
Eleições 2012;
Atividades previstas para o dia 30 de agosto e 10 de setembro;
Organização de material do PT.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

12° Plenária Estadual da CUT será realizada dos dias 25 a 27 de agosto

Com intuito de manter os princípios da liberdade e autonomia sindical e trabalhar na perspectiva das novas demandas da classe trabalhadora, a CUT Pernambuco realizará dos dias 25 a 27 de agosto, a 12° Plenária Estadual, no Sindicato dos Bancários.
A atividade conterá ações para que a Central Única continue avançando nas conquistas para a classe trabalhadora brasileira.
O presidente da CUT Pernambuco, Sérgio Goiana é enfático ao definir a importância da Plenária. “Essa é uma atividade estratégic a porque trabalha na perspectiva das novas demandas. A nossa preocupação está em manter os princípios da CUT que são liberdade e autonomia sindical”, pontuou. O secretário geral e diretor do Sintepe complementa “Cumprimos não só o estatuto da Central, mas também o papel político”.
A estratégia da CUT é continuar lutando pela convenção 87 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que garante liberdade e autonomia sindical, além do fim do imposto deixando que os trabalhadores decidam sobre as formas de financiamento das entidades sindicais. O fim do Poder Normativo da Justiça do Trabalho, que impede a livre negociação entre empregadores e trabalhadores, através de seus sindicatos também é outro ponto da pauta de reivindicação.
O principal objetivo da CUT é a busca por soberania popular e seu horizonte é a vinculação da revolução democrática com o socialismo. Este ano, a 12° Plenária Estadual da CUT recebe como tema: Liberdade e Autonomia. Por uma nova estrutura sindical. A atividade também servirá para a escolha de delegados que irão participar da 13° Plenária da CUT Nacional.
Abaixo você fica por dentro da programação da Plenária.
Programação da 12° Plenária Estadual da CUT
Credenciamento de delegados/as:
Início: dia 25/08 – a partir das 9h no Sindicato dos Bancários de Pernambuco
Final: dia 26/08 – 14h
Credenciamento de suplentes não autorizados:
Dia 26/08 – de 14 às 16h
Dia 25/08
19h Abertura política
20h Debate com o Deputado Federal Pedro Eugenio –
Dia 26/08
08h Apresentação e aprovação do Regimento;
09h Debate sobre conjuntura (10 minutos para cada tese);
10h Debate sobre o Eixo 1;
10h30 Apresentação e votação de emendas;
12h Almoço;
14h Escola Nordeste – A formação sindical no Nordeste e a Escola Móvel;
15h Debate sobre o Eixo 2;
15h30 Apresentação e votação de emendas;
19h Confraternização de aniversário da CUT.
Dia 27/08
08h Políticas do PAS;
09h Continuação de Apresentação e votação de emendas;
10h Plano de lutas;
11h Moções;
11h30 Eleição da delegação a 13ª Plenária Nacional da CUT;
13h Encerramento.
Serviço: Sindicato dos Bancários está localizado na Avenida Manoel Borba, 564, Boa Vista.
Telefone: 3316 4233.
Fonte: CUT-PE

domingo, 21 de agosto de 2011

DILMA E LULA CONFIRMAM PRESENÇA NO 4º CONGRESSO DO PT

Segundo Rui Falcão a confirmação partiu da própria presidenta Dilma. O presidente falou também sobre o papel da militância na mobilização para as eleições 2012.

A mobilização do Partido dos Trabalhadores tem o incremento direto do presidente Rui Falcão, que está viajando todo o país, em visita aos diretórios. “Vou percorrer os 27 estados do nosso Brasil, a repercussão é muito boa, eu tenho podido recolher informações muito vivas das nossas lideranças, da nossa militância, é um momento de reaproximação da direção com as bases, então é uma experiência muito gratificante e eu acho que elas culminarão com bons resultados para o PT Nacional e para os estados”.
Falcão faz as visitas de mobilização de olho nas eleições municipais, e deixa claro que a ideia é levar o Modo Petista, que deu certo no âmbito federal, e em diversas cidades, para o maior número possível de prefeituras.
O Partido organiza para o início de setembro seu 4º Congresso. Na ocasião, mais de mil petistas e lideranças políticas estarão presentes em Brasília. “A organização do 4º Congresso está indo muito bem, nós já estamos com espaço reservado, vamos começar a expedir os convites para as delegações estrangeiras, inclusive, para os presidentes dos partidos, e uma informação muito importante, nós estivemos com a presidenta Dilma Rousseff, nossa companheira, e ela confirmou sua presença, e do presidente Lula também na abertura do Congresso”. A abertura do Congresso está prevista para às 19h00 de sexta-feira, dia 2 de setembro.
Rui Falcão quer ampliar a relação do Partido com os movimentos virtuais. Para fortalecer a importância dos internautas, Falcão, que está entre os 30 políticos mais lembrados na rede, cita recente pesquisa. “Quero continuar atuando nessa área também, tenho tido contato nos estados com nossos militantes das redes sociais e outra coisa também, queria fazer um parênteses, a nossa pesquisa nacional mostrou por onde as pessoas se informam de política, e os blogs independentes já representam 20%, praticamente o mesmo índice das leituras de jornais”, destaca.
Outra importância das redes sociais da internet é o contato com a juventude. “Os jovens são os que mais se informam sobre política através das redes sociais e dos blogs independentes, então nós queremos apoiar, fortalecer e valorizar este meio de comunicação que é independente, que tende a crescer. E faz parte da nossa política de informações no PT valorizá-los e agora inclusive nós lançamos o novo site que é mais interativo, mais limpo e que queremos estar interagindo com a nossa militância e com a nossa sociedade”.
Orgulho Lula
Ao presidir o Partido fundado por Lula, Rui Falcão não esconde seu orgulho e responsabilidade. “O presidente Lula é a maior liderança do país, a maior liderança que o PT tem e já teve, hoje é uma referência internacional, então é fundamental para o presidente do PT manter este contato permanente, inclusive me aconselhar com ele, o presidente Lula nos ajuda, nos respeita e eu tenho permanentemente mantidos consultas, procurado se não contato pessoal, por telefone também, e ele está sempre muito acessível para as demandas do PT e da presidência do PT, é um companheiro admirável e até por isso pelas qualidades que tem, pela capacidade politica, então eu faço questão de estar sempre me aconselhando com o presidente Lula”.
Segundo Falcão, o ex-presidente Lula está agora mais acessível, porém continua no estilo “a mil por hora”. “Ele não parou né, ele continua fazendo politica, e certamente vai nos ajudar bastante no processo eleitoral, e está realizando viagens internacionais, porque hoje ele é requisitado mundialmente, não só pra fazer palestras mas pra debater com governos, com sociedades da África, da Ásia então é uma liderança mundial mesmo”.
(Portal do PT)

O TRABALHO DE JAILTON ALBUQUERQUE JUNTO AOS EMPRESÁRIOS

Em sintonia com o momento crucial em que a nossa cidade atravessa, com a chegada de novas empresas e empreendimentos, Jailton Albuquerque, Presidente do PT e da Associação Comercial de Vitória de Santo Antão, busca constantemente provocar o espírito empreendedor e colaborar para a formação dos empresários locais e de seus funcionários.
Na última quinta feira, 18 de agosto, a ACIAV apresentou aos seus associados, o representante do empreendimento do Vitória Park Shopping e da Cia de Franchising, vindos de São Paulo. Ambos falaram sobre detalhes de se constituir um ponto comercial num shopping e o conceito de franchising e como funciona.
Logo após, representantes do Seabre e do Senac reafirmaram o seu compromisso quanto à qualificação dos gestores e de seus colaboradores, na região.

LEMBRANDO A BATALHA DO MONTE DAS TABOCAS

Uma noite que marcou passos fundamentais para a consolidação da cultura vitoriense. A Diretoria do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória de Santo Antão promoveu no dia 03 de agosto – feriado municipal, as comemorações dos 366 anos da Batalha do Monte das Tabocas. Na ocasião foi feito a reabertura do seu museu, totalmente reformado com o patrocínio da CHESF.

Palestrante nesta solenidade, o advogado e membro da Casa, Aristides Felix Júnior, abordou os aspectos históricos que envolveram os conflitos ocorridos entre os lusos brasileiros e os holandeses, o qual desembocou a Batalha do Monte das Tabocas em 1645 e três anos depois na Batalha dos Guararapes, em Jaboatão. “É notório os acordos históricos entre Portugal e Holanda quanto aos avanços da colonização, os quais geraram sérios conflitos entre os dois países, que tiveram um maior embate no Nordeste brasileiro”, reforçou.
Na opinião de Aristides Júnior, apesar dos combatentes locais estarem em menor poder ofensivo, a fé, a bravura e o uso de estratégias de guerrilhas foram preponderantes para alcançar a vitória. “Enfrentar os holandeses em campo aberto era complexo e temeroso, pois eles dispunham de um maior armamento. Esperá-los no Monte das Tabocas foi uma estratégia exitosa”, avaliou Aristides.
Para o advogado, se faz necessário trazer as lições do passado para o presente, destacando que a cobrança por uma melhor qualidade de vida deve está presente hoje na pauta da sociedade. “É válido afirmar que a institucionalização da política econômica em torno do Real, iniciada por FHC, consolidada por Lula e Dilma, foi fundamental para a melhoria das condições do povo brasileiro”, frisou. Aristides Júnior aproveitou para questionar que a cidade da Vitória de Santo Antão sofre há décadas com a sua precária infra estrutura básica. “É um absurdo convivermos com a escassez do abastecimento d’água e outros problemas básicos urbanos”, cobrou.

por: Lissandro Nascimento

domingo, 14 de agosto de 2011

PARA REFLETIR: O PT NO DIVÃ

"No fundo de um PT, que há cerca de 10 anos comanda o País, há um partido inteirado do custo que essa trajetória lhe custou. O "PT-PT-é-dos-Trabalhadores" perdeu a liga com os movimentos sociais que escreveram sua história. Entrou desmedido num projeto de ser governo, inaugurando um aparelhamento de Estado sem precedentes. Desbravou os rincões eleitorais, abrindo as porteiras para alianças sem critérios, e optou por exercer o papel de legenda-cartório de candidaturas.
Só esses três eixos, que hoje afinam o lamento de petistas saudosos do Partido dos Trabalhadores, revelam um PT debruçado no divã. Da nacional veio o reconhecimento de que o PT precisa voltar às origens. Fazer o caminho de volta. Reparar as queixas dos movimentos sociais que não se amparam mais no partido. Ecoou por aqui o chamado. De quem depende ou não de uma eleição: a deputada Teresa Leitão e o ex-presidente do partido Jorge Perez. Também do Estado partiu o alerta de se refazer as contas de filiados e somar só os que lêem na cartilha petista. O deputado federal Fernando Ferro foi o porta-voz.
E quanto talvez à pior herança do PT-governo, o aparelhamento estatal, ninguém menos do que aquele que ensinou o PT a ser o que é hoje, o ex-quase-tudo no partido José Dirceu, saiu em defesa da redução de cargos políticos no governo. Como se vê, o PT anda ciente de que perdeu o que guardava como vantagens em comparação com as demais legendas. Resta saber se terá como recuperá-las."

Este foi o editorial deste domingo, dia 14 de julho, escrito por Ana Lúcia Andrade, da coluna política Pinga Fogo, no Jornal do Comércio.
Que ele sirva de reflexão para que o partido retome o seu caminho, que não esqueça seus ideiais e que continue sendo o partido, não apenas dos trabalhadores, mas também de todo o povo.

sábado, 13 de agosto de 2011

PARABÉNS, PAI MILITANTE


Parabéns ao Pai que não tem medo de se expor, porque sabe o quanto é nobre a sua causa.

Parabéns ao Pai que dá o exemplo aos seus filhos de persistir no caminho que julga certo.

Parabéns ao Pai sempre presente, em corpo ou em pensamento; que ensina, que orienta, que repreende e que ama.

Parabéns ao Pai cujo bem-querer ultrapassa os limites familiares e se estende à coletividade.

Neste dia especial, o Diretório Municipal do PT da Vitória de Santo Antão não podia deixar de destacar este Pai Militante, que, além de prover a sua família, luta para a construção de uma sociedade melhor; para promover os valores éticos e morais; e combater as injustiças sociais.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

MAIS UMA VITÓRIA


Toda vez que há uma vitória, devemos nos alegrar juntos. E Quando a vitória é coletiva, devemos nos alegrar ainda mais. E quando o resultado melhora a qualidade da educação... a sociedade deve comemorar muito.  Nesta semana, as professoras e professores da cidade de Escada, conseguiram aprovar, por unanimidade, na Câmara Municipal, o Projeto de Lei 009/2011. Foi também a vitória do movimento sindical, não só em Escada, mas na nossa Região. Garantir que a Lei 11738/2008, a Lei que Instituiu o Piso Nacional dos Professores, saia do papel, precisa ser o compromisso da sociedade brasileira.
 Na prática a aprovação do Projeto de Lei 009/2011 significa dizer que os professores que até então estavam com seus salários baseados em 100 horas/aulas, passarão agora para 150 horas/aulas, ou seja, terão seus salários reajustados. Evidente que 1/3 (um terço) dessas horas, serão respeitadas como horas atividades (aulas brancas), para que os professores possam preparar melhor suas aulas e serem remunerados pelo esforço fora da sala de aula, mas voltados para o beneficio dos seus alunos. Evidente, que ainda é muito pouco para o valor dos professores e do impacto positivo que essa profissão gera em todas as gerações. Mas avançar sempre, esse é o lema, superando a ausência de compromissos da grande maioria dos administradores. É um grande desafio, melhorar a qualidade dos legisladores e daqueles que executam as Leis. Mas é um ótimo desafio. E certamente conseguiremos. Toda e qualquer profissão bem desempenhada, traz boas contribuições ao bem estar social. Sinto-me honrado  em ter contribuído como advogado com o êxito das professoras e professores de Escada, juntamente com Roseane, Rosa, Orlando,  Pedro Jorge, e todos que contribuíram... são muitos. Não podemos deixar de destacar o papel do Ministério Público em Escada, quando há compromisso, o resultado não pode ser diferente, o Termo de Ajustamento de Conduta, não foi fácil realizá-lo, e por sua conseqüência, que chegamos à aprovação do Projeto de Lei 009/2011. Agora, é comemorar e se preparar para a próxima luta, o Plano de Cargos e Salários e o Estatuto da categoria. Parabéns a todos! Parabéns!

Aristides J. F. Júnior – Advogado sindicalista.             

sábado, 6 de agosto de 2011

PT ADIA DEFINIÇÕES SOBRE O RECIFE

Rui Falcão, Presidente Nacional do PT
Os petistas do estado saíram da reunião da executiva nacional, no Rio de Janeiro, sem bater o martelo sobre o projeto do PT no Recife, sob a liderança do prefeito João da Costa. A cidade é vista como uma das prioridades do partido em 2012, mas o presidente nacional da sigla, Rui Falcão, pediu “tempo e paciência” às lideranças locais. Ele disse que não poderia vetar o nome de João da Costa, nem garantir, de imediato, apoio oficial à sua reeleição em 2012. Na prática, Rui Falcão admitiu estar numa “situação delicada”. O petista adiou a decisão para setembro e também não se posicionou contra ou a favor de uma eventual candidatura do deputado federal João Paulo, que pretende voltar à prefeitura.

Rui Falcão se encontrou com vários petistas no Rio, como o senador Humberto Costa e o deputado federal João Paulo, que integram a cúpula do partido. Ele disse estar preocupado com a divisão da legenda no Recife, ressaltou conhecer os problemas enfrentados por João da Costa na gestão, mas frisou que não poderia resolver nada “a curto prazo”.

O presidente petista sabe que não há mais consenso sobre o nome de João da Costa até mesmo na maior tendência do partido em Pernambuco – a Construindo um Novo Brasil – formada por nomes como Humberto, Maurício Rands, Isaltino Nascimento e Tereza Leitão. Acontece que também não existe nenhuma unidade da cúpula em torno de João Paulo.

O próprio Humberto descarta serprefeiturável, mas dá pistas de que não veste a camisa de João da Costa como antes, mesmo tendo sido um dos defensores ferrenhos da gestão há pouco tempo. Ao contrário de enfatizar que João da Costa é o candidato natural do PT, disse que o gestor “se colocava” dessa maneira. “Ainda está longe de se abrir essa discussão (sobre eleições). Mas, naturalmente, o prefeito se coloca como candidato natural”, afirmou.

Segundo observou um outro petista, Humberto está numa situação igualmente delicada para tomar decisões porque a divisão do partido foi um dos motivos que levou a derrota do PT em Porto Alegre, em 2002.

PRÉVIAS AINDA EM DISCUSSÃO
Senador Humberto Costa
Além de não tomar decisões precipitadas sobre candidaturas em 2012, a discussão sobre as prévias no PT também foi adiada. O assunto será discutido no Congresso Nacional do partido, marcado em Brasília para os dias 1, 2 e 3 de setembro. A legenda tomou essa decisão porque mexer nas prévias exige mudanças no estatuto partidário e só pode ser feito com a participação de delegados petistas. Até lá, a questão deve provocar polêmicas. O PT é o único partido a manter tradição de prévias no Brasil, mas abandonou a prática depois da vitória de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República.

Segundo o senador Humberto Costa, é preciso redefinir os critérios para realização de prévias, porque há postulantes que exigem a disputa interna sem ter o mínimo de apoio, como aconteceu com Eduardo Suplicy quando enfrentou Lula em 2002. Na época, de acordo com o parlamentar, Lula tinha mais de 90% de apoio do partido e teve que enfrentar uma eleição interna para ser candidato a presidente.

Humberto frisou que, por enquanto, não há possibilidade de prévias no Recife para definir quem será o candidato a prefeito. “Na verdade, nunca houve pretendentes (para a disputa interna) aqui. Esperamos resolver o problema no diálogo. As prévias serão em última circunstância, quando não se consegue entendimento”, disse. João Paulo também ressaltou concordar com mais rigor para realização de prévias.

Fonte: Diário de Pernambuco

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

LULA DÁ PALESTRA NO RECIFE NA PRÓXIMA SEGUNDA

Pouco mais de 15 dias após ter visitado o Recife pela primeira vez na condição de ex-presidente da República, Lula estará de volta a Pernambuco na próxima segunda (08). Dessa vez nada de compromissos políticos ou afetivos. Lula virá exclusivamente para proferir uma palestras na abertura do 31ª Convenção Anual da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD), no Centro de Convenções.


O convite foi feito pelo grupo Hypermarcas – que arcará com o pagamento do cachê ao ex-presidente. O valor, segundo informações extra-oficiais, estaria em torno de R$ 350 mil. Antes de Lula, haverá uma outra palestra, do economista Paulo Rabelo de Castro. A abertura do evento está prevista para às 14h.

De acordo com a assessoria do ex-presidente, esse será seu único compromisso no Estado. Nos dias 21 e 22 de julho, Lula esteve no Recife para uma programação que incluiu um concerto da Orquestra Cidadã Meninos do Coque – à qual seu governo deu suporte – o recebimento de três títulos de doutor honoris causa das universidades públicas do Estado e um almoço com aliados políticos locais.

Fonte: Jornal do Comércio