quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013


CARTA ABERTA À POPULAÇÃO

Considerado um dos maiores e mais importantes movimentos de esquerda da América do Sul, em 1980, nascia o Partido dos Trabalhadores, da junção de operários, sindicalistas, artistas e intelectuais.

Mudando para acompanhar as transformações na sociedade, assim como o Brasil também mudou, o PT tornou-se a segunda maior legenda do país, com aproximadamente 1,4 milhão de filiados.

Marcado por um viés socialista democrático, pautado pela liberdade de opinião e disciplina partidária, o PT completa, no próximo dia 10 de fevereiro, 33 anos de existência, dez dos quais na Presidência do País.

Há muito que se comemorar, mas também um momento oportuno para se refletir.

A condenação dos indivíduos que, no exercício de funções dirigentes no PT cometeram equívocos inapagáveis, foi astuciosamente convertida na condenação do partido em si.
É sabido que a direita não desperdiçou a oportunidade de contra-atacar, tentando denegrir a imagem do PT diante da opinião pública, justamente na época de eleições municipais.

A prioridade parecia julgar o partido, além dos indivíduos efetivamente implicados. Os Ministros do STF e a mídia foram os principais atores políticos e juízes do processo, veiculando uma nítida campanha pela condenação do PT como instituição.

A despeito disso, não há como negar que o PT conseguiu avanços sociais importantes, promovendo uma grande ascensão de classes nesse país. Preservando ou não a política econômica que combatia, nos tempos de oposição, fez o Brasil crescer e melhorar.
Esse patrimônio do PT - de confiança e esperança - é muito maior que o maior dos erros que eventualmente alguns militantes possam cometer individualmente.

Nenhum evento desfavorável será capaz de subtrair a autoridade do PT para liderar uma disputa teórica e cultural na sociedade.
A realidade é que os governos petistas realizam o empreendimento mais generoso e civilizatório da história do país, mantendo os compromissos com os direitos dos cidadãos, com a democracia participativa, com a igualdade, com os ideais republicanos e com a justiça social. O “Bolsa Família” e o “Minha Casa, Minha Vida” são apenas alguns exemplos de projetos que contemplam milhares de brasileiros.

Por tudo isso, nesta data tão importante para o Partido dos Trabalhadores, quando comemora 33 anos de perseverança e conquistas, parabenizamos cada um dos 1,4 milhões de filiados, assim como todos os simpatizantes, que ajudam a construir o nosso partido, ao mesmo tempo em que convidamos a todos a se integrar e participar deste processo de desenvolvimento e transformação do país.

Vitória de Santo Antão, fevereiro de 2013.

DIRETÓRIO MUNICIPAL DO PT – VITÓRIA DE SANTO ANTÃO