segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

TRE-PE contrata alunos de escolas públicas estaduais para estágio remunerado, com vagas em Vitória


O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) firmou convênio com a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco para estágio remunerado destinado a estudantes do ensino médio da rede pública estadual, que deverão trabalhar no cadastramento biométrico dos eleitores. Para se inscrever, o aluno precisa obedecer os seguintes requisitos: estar cursando o 1º ou 2º ano do ensino médio, ter idade mínima de 16 anos e ter estudado em escola estadual em 2014. A seleção será feita considerando o coeficiente global de nota obtido pelo estudante naquele ano.
O jovem que for habilitado receberá uma bolsa estágio no valor de R$ 550,00, mais auxílio transporte. O edital será publicado no Diário da Justiça Eleitoral, nesta terça (20) e as inscrições poderão ser feitas gratuitamente no site da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco www.educacao.pe.gov.br , no período de 2 a 13 de fevereiro. O resultado com os nomes dos selecionados será divulgado no dia 5 de março, no site do TRE-PE e da Secretaria de Educação.
Para se inscrever o candidato deverá ter login e senha do Sistema de Gestão Escola da Secretaria de Educação (SIEPE). Serão oferecidas 411 vagas em vários municípios do interior do Estado, sendo que o maior número está concentrado nos municípios de Olinda, Paulista, Vitória de Santo Antão e Petrolina.
Com carga horária de 20 horas semanais, o estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, contribuindo para o desenvolvimento do estudante. Assim, o TRE-PE propicia a qualificação e o desenvolvimento de competências profissionais e da consciência cidadã, favorecendo a troca de experiências com os servidores do Tribunal, além de ampliação da renda familiar dos estudantes selecionados.
O Edital de Abertura de Inscrições ficará disponível no endereço eletrônico do TRE na Internet/Intranet, no link Projetos Sociais/ Programa de Estágio/ Processo Seletivo 2015/ Nível Médio.
Mais informações e entrevistas:
Raquel Salazar (técnica judiciária e membro da coordenação da Biometria): 3194.9258 | 9115.8118  
Fonte: TRE PE

domingo, 25 de janeiro de 2015

UM NOVO MOMENTO NO PT


O Partido dos Trabalhadores encara um momento novo, local e nacionalmente. No Estado o clima é mais sereno, embora não tranquilo, de resolução das divergências. É a hora de lidar com os infiéis, os "queijos do reino". No plano nacional a situação se complica, com fogo amigo até do vice-presidente nacional do PT, Alberto Cantalice, que criticou publicamente o governo Dilma Rousseff.
No estado, 27 pedidos de desfiliação dão fim antecipado ao processo de caça a boa parte dos infiéis. O debate que rendeu o apoio da candidatura de Armando Monteiro Neto(PTB) ao governo de Pernambuco foi muito discutido, resolvido no voto, argumenta Teresa Leitão, presidente estadual do PT. Assim, por conta e risco, tendo em vista o regimento interno do partido, dissidentes manifestaram-se publicamente contra Armando na reta final da eleição. Dessa forma, a reunião executiva estadual, adiada da segunda para a próxima quarta-feira, dará seguimento a decisões do diretório estadual tomadas em dezembro. Nos bastidores, a cobrança é forte contra a proteção de infiéis ilustres, como Oscar Barreto, presidente municipal do PT. A briga mira o controle da legenda em 2016, nas próximas eleições municipais.
Teresa reforça o lado estratégico no Estado. Nesse xadrez político, sempre pensando à frente, o PT realiza logo após o Carnaval um seminário de planejamento. Com base no passado (perda dos mandatos federais no Estado) e presente (conjuntura política e governo Dilma), o partido vai pensar o futuro - e nos cenários possíveis até mesmo pós 2016.

Giovanni Sandes
Jornal do Comércio

sábado, 24 de janeiro de 2015

06 DE FEVEREIRO: REUNIÃO DO DIRETÓRIO NACIONAL - 35 ANOS DO PARTIDO DOS TRABALHADORES

Partido dos Trabalhadores se prepara para as comemorações do aniversário de 35 anos do partido, marcadas para acontecer no dia 6 de fevereiro, em Belo Horizonte, Minas Gerias.
Por esse motivo, a reunião do Diretório Nacional será realizada no mesmo dia, das 10h às 16h, no Ouro Minas Palace Hotel, também na capital mineira.
Em seguida, todos estão convidados para comemorar o aniversário do PT no Centro de Convenções Minas Centro, a partir das 18h.
Lembramos que os membros do diretório nacional terão estadia garantida até as 12h do dia 7 de fevereiro.

Geraldo Magela
Secretário Geral

sábado, 10 de janeiro de 2015


Engenho Galileia celebra 60 anos da primeira Liga Camponesa no Brasil

Entidades representativas dos trabalhadores de campo, dos direitos humanos, sindicatos e estudantes se reúnem amanhã, a partir das 8h30, no Engenho Galiléia, em Vitória de Santo Antão, para comemorar e lembrar os 60 anos de fundação da primeira Liga Camponesa no Brasil.

Francisco Julião / Divulgação

Francisco Julião

Divulgação

Entidades representativas dos trabalhadores de campo, dos direitos humanos, sindicatos e estudantes se reúnem amanhã, a partir das 8h30, no Engenho Galiléia, em Vitória de Santo Antão, para comemorar e lembrar os 60 anos de fundação da primeira Liga Camponesa no Brasil. O ato político também marca o início do ciclo de comemorações do centenário de nascimento de Francisco Julião, líder e advogado da Liga.
Filho de Julião, Anacleto, é quem está à frente da organização do evento, que espera reunir cerca de 300 pessoas. “Estamos conscientes de que, exaltando as lutas e conquistas dos trabalhadores do campo na Galileia, estamos reforçando os compromissos de luta pela Reforma Agrária no Brasil, processo ainda inacabado de transformações econômicas, políticas e sociais nas zonas rurais brasileiras”, declarou Anacleto. Foi na década de 1950, nas terras do Engenho Galileia que houve a primeira expropriação de terra para fins de reforma agrária na história do Brasil. 
Quem abrirá o evento será o coral de Crianças da Escola Zezé da Galileia, regido pelo maestro Geraldo Minucci. De acordo com Anacleto, confirmaram presença movimentos como o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Pernambuco (Fetape), Comissão Memória, Verdade e Justiça de Pernambuco e representantes da pasta de Direitos Humanos do Governo Federal e do Governo Estadual.
Além de Francisco Julião, o mais destacado dos líderes das Ligas Camponesas, o evento ainda renderá homenagem a uma figura importante para a criação desse movimento de trabalhadores rurais: José Ayres dos Prazeres. Seu nome batizará a biblioteca que será aberta ao público com documentos e livros sobre o período e os trabalhadores que fizeram a Liga Camponesa do Engenho Galileia. Aos 58 anos, a filha de José Ayres dos Prazeres, Josinalda Alves, que luta para trazer à tona a história de luta de seu pai, estará presente para participar da homenagem. 

Fonte: Jornal do Comércio