sábado, 11 de maio de 2013

OPINIÃO

O PT ESTÁ SE ANIMANDO
(por Sheilla Borges do Jornal do Comércio)


A marca do PT continua forte em Pernambuco e o partido tem chances reais de disputar a eleição de 2014 com condições de vencer. Estes foram alguns dos resultados apontados pela pesquisa que a direção nacional da sigla realizou no Estado. Ela mexeu com a autoestima dos líderes petistas que estava em baixa após a derrota do ano passado para Eduardo Campos no Recife.
O PT verificou que construiu uma marca fora dos limites da Região Metropolitana do Recife. Isso se deve principalmente aos efeitos dos programas sociais implantados pelos governos de Lula e Dilma, que foram veiculados no programa da agremiação desta semana, em cadeia nacional de televisão e rádio.
Por isso, a pesquisa identificou que o cidadão quer que o Estado seja parceiro da União, sugerindo um alinhamento e uma identidade política entre essas instâncias de poder. Em resumo: a  população tem receio de que as conquistas sejam perdidas, caso o PSB decida lançar Eduardo Campos a presidente e rompa a aliança com o PT.
O eleitorado acha mais seguro ser aliado do que oposição. A crise entre o PT e o PSB não foi assimilada pelo povão. A animação da cúpula do PT, contudo, tem que contaminar a base. É a militância que toma conta de uma campanha. Nesse quesito, Eduardo partiu na frente no estado, mas parece que se levar não será mais por W.O.

Nenhum comentário: