segunda-feira, 19 de setembro de 2011

UM POUCO DA HISTÓRIA DO PT DE VITÓRIA

A PRIMEIRA ELEIÇÃO DISPUTADA PELO PT DE VITÓRIA

João José do Nascimento, conhecido entre os amigos por Dão, foi o primeiro candidato a prefeito pelo PT, em 1982, com o número 35. Dona Branca, Maria José Gomes de Lira, esposa de Manoel da Conceição de Lira, foi a primeira a se lançar vereadora pelo partido. Seguindo a chapa na época, tivemos Jarbas Barbosa, deputado estadual, médico, que hoje trabalha no senado, com o número 3200;   para deputado federal, Humberto Costa, médico do Hospital João Murilo, 320; e senador, Bruno Maranhão, 30.
Bruno Maranhão é conhecido por suas atitudes polêmicas. Em junho de 2006, como o principal líder do Movimento da Libertação dos Sem Terra, foi preso pelo BOPE (Batalhão de Operações Especiais) na frente do Congresso Nacional. Maranhão coordenou a entrada à força de um grupo de cerca de mil militantes na Câmara dos Deputados. Outros manifestantes tiveram os ônibus interceptados, quando tentavam voltar para casa, e também foram presos.
No final do mês passado, atualmente na condição de dirigente da executiva nacional do PT, Bruno Maranhão, foi submetido a uma cirurgia no Hospital Memorial São José, vítima de uma trombose cerebral. O procedimento teve o objetivo de impedir o comprometimento do lado esquerdo do cérebro, uma vez que o lado direito já tinha sido atingido.
Concluindo a cédula eleitoral, para gonvernador, Manoel da Conceição, com o número 3, falecido na última sexta-feira, após permanecer internado por alguns dias no Hospital João Murilo.

Na foto à cima, o "santinho" utilizado na campanha de Dão e a ficha de filiação ao Partido dos Trabalhadores, assinada por Manoel Antonio de Lira, datada de 18 de maio de 1981, aceita em 10 de junho do mesmo ano.
O desafio de disputar a primeira eleição por um novo partido, que ainda teria um longo caminho a percorrer, mesmo sem um resultado favorável nas urnas, marcou o início da dura jornada do Partido dos Trabalhadores na nossa cidade.

Nenhum comentário: