quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

OUVIDORIA É NOVIDADE PARA AS ELEIÇÕES 2012

JUSTIÇA ELEITORAL Criada em março de 2011, ouvidoria do TRE será mais um serviço à disposição dos eleitores. No ano passado foram realizados cerca de 300 atendimentos
As eleições municipais de 2012 contarão com uma novidade. Serão as primeiras com o serviço de ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco. Fundada em março do ano passado, a ouvidoria recebe denúncias, dúvidas, críticas, sugestões e elogios dos eleitores. Em 2011, foram realizados aproximadamente 300 atendimentos, número que deve aumentar consideravelmente em ano eleitoral.
O ouvidor Stenio Neiva Coêlho espera ampliar a atuação do serviço para sua primeira eleição com aumento de efetivo e trabalho de divulgação do órgão, principalmente no interior. “Muitas vezes a justiça não é acessível para a maioria das pessoas. A própria natureza da ouvidoria é ser esse elo de ligação entre a Justiça Eleitoral e a população”, diz.
Coêlho explica que a ouvidoria não substitui nenhuma outra instância do judiciário. “Recebemos a demanda, encaminhamos para o setor responsável e respondemos ao usuário, nenhum atendimento fica sem resposta”, assegura. O desembargador conta que, por exemplo, se uma denúncia de crime eleitoral é feita, direciona-se para a Procuradoria Regional Eleitoral. “É mais como um elo de ligação entre a Justiça Eleitoral e a população”, esclarece.
Para o magistrado a ouvidoria também funciona como uma ferramenta de gestão. “Através da ouvidoria pode-se localizar onde está se prestando um serviço de má qualidade”, avalia. O ouvidor conta que foi observada uma recorrência de reclamações relativas ao registro biométrico em Caruaru e foi possível cobrar uma melhoria no serviço. Outra mudança que ocorreu a partir de uma sugestão registrada na ouvidoria foi a criação de um site especifico para o concurso público do tribunal, realizado em dezembro do ano passado.
O contato com a ouvidoria pode ser feito por e-mail, telefone ou presencialmente. É necessário se identificar para registrar uma denúncia, mas o sigilo é garantido, se solicitado.
Serviço
Ouvidoria de Justiça Eleitoral
ouvidoria@tre-pe.gov.br
0800 812570
Fonte: Jornal do Comércio

Nenhum comentário: