quarta-feira, 17 de abril de 2013

A QUESTÃO INDÍGENA NO BRASIL

ENFPT

Anauê! No mês de abril, a Escola Nacional de Formação do PT preparou um Em Pauta especial sobre a questão indígena no Brasil, destacando a pesquisa “Indígenas no Brasil – Demandas dos povos e percepções da Opinião Pública”, realizada pela Fundação Perseu Abramo, em parceria com a fundação alemã Rosa Luxemburg Stiftung em 2010 e 2011. Além disso, foram selecionados artigos, entrevistas e notícias relevantes sobre os povos indígenas brasileiros. Clique aqui e confira todos os conteúdos! Jajo topata!

Indígenas no Brasil - Demandas dos povos e percepções da Opinião Pública
A pesquisa Indígenas no Brasil: Demandas dos povos e percepções da opinião pública traz um retrato idealizado dos povos indígenas pela maioria dos brasileiros: baixo conhecimento sobre a realidade dos indígenas, sobre seus principais problemas e conflitos, sobre seus direitos e ameaças às suas terras.
 
Conflitos, terra e sustentabilidade
O grau de urbanização de Rondônia é um dos menores da região amazônica, mas com a maior densidade demográfica, ou seja, uma boa parte da população rondoniense ainda está na área rural e representa baixo índice de pobreza extrema, fenômeno mais presente entre ribeirinhos e na periferia das cidades.
 
Nota do Partido dos Trabalhadores sobre a resistência do Povo Kaiowá de Mato Grosso do Sul
O Partido dos Trabalhadores apoia a determinação dos indígenas Kaiowá, de resistir à tentativa de retirada de sua terra tradicional Pyelito Kue, em processo de regularização fundiária pelo Governo Federal.
 
Povos indígenas: População expande de 34,5% para 80,5% dos municípios, de 1991 a 2010
O Censo 1991 registrou que em 34,5% dos municípios brasileiros residia pelo menos um indígena autodeclarado. Em 2000, esse percentual aumentou para 63,5%, até chegar aos números do Censo 2010.
 

 Foto banner: Marcello Casal Jr/ABr
 
 Escola Nacional de Formação do PTwww.enfpt.org.br
Cadastre-se no Portal da Escola Nacional de Formação do PT:www.enfpt.org.br/eol
Suporte: suporte@enfpt.org.br
Entre na nossa comunidade:
siga-nos no
Twitter, junte-se a nós no Facebook e inscreva-se no YouTube

Nenhum comentário: