domingo, 21 de abril de 2013

O "MOVA-BRASIL" EM VITÓRIA

O MOVA-Brasil - Desenvolvimento & Cidadania, é uma iniciativa da PETROBRAS, INSTITUTO PAULO FREIRE e FUP - Federação Única dos Petroleiros, juntamente com todos parceiros e colaboradores.
Temos em nosso país aproximadamente treze milhões de analfabetos. Esse número ainda é muito elevado. Precisamos mudar essa realidade. É por isso que o Governo Federal ano-a-ano, vem investindo mais na educação e em especial na educação de Jovens e Adultos, para cada vez mais reduzir esse número. Estamos muito longe ainda do ideal, mas sem dúvidas estamos no caminho certo. O MOVA-Brasil é mais uma iniciativa, apaixonante, por sinal. Paulo Freire é assim, suas ideias nos conquistam à primeira vista. 
 O MOVA-Brasil, funciona nas regiões brasileiras onde há maiores necessidades educacionais. Em nossa região, funciona em Pernambuco e Paraíba. São organizados em POLOS. Possuímos instalados 10 (dez) Núcleos em nosso Polo, e cada Núcleo com 15 Turmas e cada Turma, com uma média de 25 alunos. São aproximadamente 3800 pessoas sendo alfabetizadas, destas 750 serão alfabetizadas nos dois Núcleos instalados em Vitória de Santo Antão e Pombos. Acrescentando-se ainda, mais três turmas que funcionam no Presídio local. Tudo isso, conduzido por uma coordenação estadual e local, gerando diretamente muitos empregos. Para se ter uma noção, em nossos núcleos são 32 (trinta e dois) empregos diretos, recebendo salário mínimo, com ajuda alimentação, com direito a férias, 13º salário, e Carteira de Trabalho devidamente assinada. Esse é o tamanho do Mova-Brasil. 
Realizamos em Vitória de Santo Antão, duas edições do Projeto, em 2010 e 2011. Agora estamos mais uma vez oferecendo essa oportunidade aos alunos vitorienses. É uma contribuição significativa com a melhoria da educação, pois muitos alunos ao saírem do Mova-Brasil, serão encaminhados para o ensino regular, educação básica, através da rede municipal de ensino. Além do viés da profissionalização, estimulando a geração de emprego e renda, ou seja, oportunidades.
Iniciamos as aulas no último dia 15 de abril, e temos ainda muitos desafios a superar. As salas de aula é um deles. Estamos conversando com o Município de Vitória, através da secretaria de educação, para cessão da estrutura física, para melhorar as condições de aprendizado. Essa conquista é de fundamental importância para o êxito do Projeto.
O maior desafio mesmo, é manter a frequência escolar dos alunos. Que possuem diversas características e necessidades. Os alunos têm níveis educacionais desiguais e há uma necessidade de produzir dinâmicas, técnicas, e muita força de vontade das monitoras (professoras) para atingir essa meta. Materiais didáticos, alimentos, apoio logístico, informações técnicas, apoio à saúde - inclusive há muitos alunos com dificuldades visuais - são necessidades importantes que depende de comprometimento da sociedade civil, ou seja, dos parceiros e colaboradores.
 Estamos muito confiantes. Ao final dessa etapa do Mova-Brasil em Vitória, tenhamos a certeza em afirmar: valeu a pena o esforço, o resultado foi muito bom! os alunos e especialmente a educação agradecem!
Aristides Joaquim Félix Júnior
81-  99758649
81 - 87167690
e-mail.: Aristides_6@hotmail.com

Nenhum comentário: