domingo, 28 de abril de 2013

Grupo de deputados nordestinos vai atuar para desenvolvimento da região

O deputado Pedro Eugênio (PT-PE), que coordena a Bancada do Nordeste, constituiu um Grupo de Trabalho (GT) formado por 20 parlamentares  nordestinos  para  tratar  junto  ao  governo  federal  de  questões  ligadas  à  seca  e  à reestruturação  de  órgãos  federais que atuam na região. Dentre esse órgãos destacam-se o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) e a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).  

“Nossa intenção é contribuir com o governo na construção de políticas públicas que visem o desenvolvimento da região”, explicou Pedro Eugênio. Segundo ele, o GT deve se reunir em breve com a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffman, para apresentar as sugestões. 
Para Fátima Bezerra (PT-RN), que integra o Grupo, o principal desafio do GT é trabalhar pelo desenvolvimento regional. “O Nordeste precisa crescer, se inserir cada vez mais nesse projeto nacional de geração de emprego, com distribuição de renda, inclusão social e educação de qualidade”, afirmou.  As políticas públicas de combate à seca também devem ser intensificadas, na avaliação da petista. “É inaceitável que o Estado brasileiro ainda não tenha tido capacidade de dar uma resposta a um problema tão antigo como a seca”, ponderou a deputada. 
Na opinião do deputado Amauri Teixeira (PT-BA), além de colaborar com a formatação de políticas públicas - a curto, médio e longo prazos - para o semiárido, o Grupo de Trabalho, do qual ele faz parte, pretende “interagir” com a Casa Civil “para discutir não só ações emergenciais, mas também o desenvolvimento da produção agrícola e pecuária, o papel do Dnocs, da Codevasf e da Sudene - sucateadas no governo FHC - e um novo modelo de convivência para os efeitos da seca a ser apresentado pela Embrapa”.
Comissão Geral - O processo de reestruturação do DNOCS será debatido no dia 8 de maio, no plenário da Câmara, em comissão geral.  A expectativa é de que o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra participe da comissão e anuncie a proposta para o órgão.

Nenhum comentário: